O Agronegócio em Destaque


AGRO-CIM >Agricultura > Flores
   28/10/2010 - 13:26:11

Mercado de flores deve crescer 20% para atender o Dia de Finados em Maceió

O mercado começa a dar sinais de aquecimento

Fonte: O Jornal de Alagoas



O mercado de flores começa a dar sinais de aquecimento para o Dia de Finados, que será celebrado na próxima terça-feira, 2 de novembro. Do início da semana até agora, comerciantes de Maceió registraram um aumento de 20% no volume de vendas, apesar da mercadoria ter se tornado, de uma hora para outra, mais cara.

O custo maior também é conseqüência da tradição: o comércio varejista alega que reajustou os valores dos produtos porque também começou a comprar mais caro. "Estamos adquirindo com valores mais altos dos fornecedores e, obviamente, temos que repassar este percentual para o consumidor final", explicou Maria Valéria dos Santos, que gerencia uma floricultura localizada em Maceió. Ela estima que o percentual aplicado pelos produtores ficou em torno de 10%.

No entanto, alguns vendedores garantem que o aumento ocorrido esta semana é conseqüência da variação vivenciada no cotidiano deste segmento. "No ramo de floricultura não há preços fixos, pois o varejo tem acesso ao produto através de leilões e isso representa extrema instabilidade de valores", explicou o vendedor Edílson Lima dos Santos.

Na prática, porém, o consumidor sentiu o aumento no bolso. A aposentada Maria Edivânia dos Santos, 67 anos - que há décadas faz questão de comprar flores para homenagear parentes que morreram - garante que todos os anos acontece a mesma coisa. "Eles aumentam para lucrar mais. É claro, querem faturar em cima da tradição", reclama.

 

Enviar por email








        
AGROCIM - CENTRO DE INTELIGÊNCIA EM MERCADOS

2009 - www.agrocim.com