O Agronegócio em Destaque


   15/07/2010 - 16:07:12

Monsanto renova parceria do projeto Crianças Saudáveis, Futuro Saudável

Iniciativa já beneficiou mais de 100 mil crianças e suas famílias

Fonte: Agrolink



A Fundação Monsanto acaba de renovar a parceria do projeto "Crianças Saudáveis, Futuro Saudável", realizado em conjunto com a ONG Inmed Brasil. O programa, que tem como objetivo contribuir para a redução de doenças como anemia e verminose - que atrasam o desenvolvimento das crianças - e conscientizar a população sobre a importância da higiene pessoal, atua junto a estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas do Brasil.

Com a renovação da parceria, o projeto, que já atendeu mais de 100 mil crianças, de 200 escolas, com o envolvimento direto de mais de 5 mil professores, está presente nos estados de São Paulo, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e Santa Catarina, chega agora ao Paraná. O primeiro município beneficiado é Andirá, na região Norte do estado.

Técnicos do projeto, com a ajuda dos professores, visitam as escolas periodicamente para medir e pesar os alunos, acompanhando o desenvolvimento das crianças. Também são realizados exames de saúde para detectar doenças como verminose e anemia. As crianças doentes recebem tratamento. Ainda com o objetivo de incorporar bons hábitos de higiene, todas as crianças recebem orientação sobre a importância da escovação dos dentes diariamente e kits com escovas infantis e creme dental.

Com o projeto "Crianças Saudáveis, Futuro Saudável", a Monsanto espera contribuir para reduzir um problema de saúde pública. Estudo recente da Secretaria de Saúde da Criança, da Prefeitura de São Paulo, revelou que 57% dos alunos da rede pública de ensino sofrem de desnutrição e 10,5%, de obesidade. De acordo com Christiane Bracco, coordenadora de Comunicação e Responsabilidade Social da Monsanto e representante da Fundação Monsanto no Brasil, a ação tem enfoque global, uma vez que, além da reeducação alimentar das turmas atendidas, também promove o tratamento de saúde. "Além do tratamento com medicamentos e vitaminas, o programa tem um caráter educativo, pois conscientiza a população da importância da prevenção de doenças e transforma as crianças em agentes de mudança dos hábitos da casa, incluindo a manipulação correta de alimentos", afirma Bracco.

Christiane Bracco, coordenadora de Comunicação e Responsabilidade Social da Monsanto e representante da Fundação Monsanto no Brasil

A Monsanto doa medicamentos e vitaminas para a criança infectada e para toda sua família, além de complementar o lanche escolar graças à implantação de hortas dentro das escolas. Trata-se do programa "Horta Brasil", no qual educadores, merendeiras, pais e comunidade ligados às escolas integrantes do projeto passam a ter consciência sobre hábitos saudáveis e trocam informações entre eles, além de cultivar vegetais que complementam suas dietas diárias e contribuem para uma melhora significativa no status nutricional da população.

 

Histórico

A Inmed Brasil trabalha com a Monsanto desde 1998 no desenvolvimento de programas sociais para comunidades carentes nas cidades onde a empresa atua. A parceria com a Fundação Monsanto existe desde 2000.

Na parceria com a Monsanto, a Inmed Brasil implementou um programa de nutrição e hortas escolares em dez municípios, envolvendo crianças, familiares, professores e membros das comunidades.

Os dez municípios já beneficiados pelo programa são os seguintes: Camaçari (BA), Dias D'Ávila (BA), Ipuã (SP), Morrinhos (GO), Paracatu (MG), Santa Helena de Goiás (GO), São Paulo (SP), Sorriso (MT), Uberlândia (MG) e Xanxerê (SC). As informações são de assessoria de imprensa.

 

Enviar por email








        
AGROCIM - CENTRO DE INTELIGÊNCIA EM MERCADOS

2009 - www.agrocim.com