O Agronegócio em Destaque


AGRO-CIM >Agricultura > Hortifruti
   08/09/2009 - 09:47:16

Preço do tomate dobra no Estado de São Paulo

Aumento não representa melhor remuneração para o produtor, que sofre os prejuízos da chuva

Fonte: Canal Rural



Um dos principais produtos da refeição do brasileiro está mais caro. No Estado de São Paulo, o preço do tomate dobrou no último mês. O aumento deveria representar melhor remuneração para o produtor, mas não é isso que está ocorrendo. A maioria dos produtores não tem tomate para vender. A chuva dos últimos 60 dias provocou quebra de safra.

Segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA), entre julho e agosto, o valor da caixa de tomate aumentou mais de 100%. Na comparação com agosto de 2008, a alta chegou a 173%. O distribuidor que comprava a caixa por R$ 25,00, agora chega a pagar mais de R$ 50,00.

Preços melhores deveria ser uma boa notícia para o produtor, mas não está sendo. O grande problema é que, enquanto o preço está alto, o agricultor não tem produto pra vender. Ou porque a chuva prejudicou a qualidade do tomate ou porque o excesso de água impediu que o produtor entrasse na plantação para colher. Na região de Indaiatuba, uma das principais produtoras de tomate de São Paulo, nos últimos dois meses, para cada dois dias de sol, foram três dias de chuvas.

 

Enviar por email








        
AGROCIM - CENTRO DE INTELIGÊNCIA EM MERCADOS

2009 - www.agrocim.com